Influência do ácido abscísico na fotossíntese e fluorescência da clorofila em híbridos de milho tolerantes à seca.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGALHAES, P. C.; SOUZA, T. C. de; ALBUQUERQUE, P. E. P. de

Resumo: A seca é uma das principais limitações no cultivo de milho no Brasil, e práticas agronômicas e fisiológicas têm fortemente sido buscadas para superar esse estresse e consequentemente aumentar a produção. O presente estudo investigou o papel da aplicação do ácido abscísico (ABA) na tolerância à seca em dois híbridos contrastantes à seca (DKB 390 e BRS 1030, tolerante e sensível, respectivamente). A deficiência hídrica foi imposta por 10 dias no estádio de florescimento associada a uma dose de 100 uM de ácido abscísico aplicada na parte aérea. Avaliações de trocas gasosas, fluorescência da clorofila, teor relativo de água (RWC) e teor endógeno de ABA foram realizadas nos dias de estresse e também na recuperação hídrica (volta da irrigação). A relação funcional entre RWC com parâmetros de trocas gasosas e fluorescência também foi realizada e observou-se uma significativa relação. Na

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Resistência a seca, Zea mays

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.