Estudo da curva de crescimento de bubalinos da raça Murrah criados no estado do Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PRESTES, A. M.; GARNERO, A. del V.; MARCONDES, C. R.; DAMÉ, M. C.; JANNER, E. A.; RORATO, P. R. N.

Resumo: Objetivou-se identificar um modelo, dentre oito citados na literatura, que melhor descreva a curva de crescimento de bubalinos da raça Murrah criados no estado de Rio Grande do Sul. Foram utilizadas informações de 42 machos e 48 fêmeas da raça Murrah, nascidos entre 2009 e 2011, totalizando 624 pares de registros peso-idade do nascimento até 750 dias de idades. Os parâmetros dos modelos foram estimados por meio de regressão não-linear pelo procedimento NLIN (SAS system), utilizando-se o método de Gauss Newton. Os critérios para a escolha do melhor ajuste foram: o quadrado médio dos resíduos (QMR), o desvio médio absoluto (DMA), o índice e a avaliação visual do gráfico dos valores observados e estimados. Com base no do QMR, DMA e o índice, constatou-se que o modelo Richards (1959) apresentou melhor ajuste, seguido pelo modelo Von Bertalanffy (1957). Com isto, o modelo Richards (1959) dentre os testados foi capaz de descrever o crescimento de búfalos da raça Murrah criados no estado do Rio Grande do Sul.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.