Controle da Sigatoka-Amarela da bananeira mediante consórcio de variedades resistentes e suscetíveis.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, R. de C. C.; CORDEIRO, Z. J. M.; LEDO, C. A. da S.

Resumo: A bananeira é produzida em cerca de 150 países, envolvendo todos os continentes. Em 2011 a produção brasileira de banana chegou a 7.023.396 toneladas/ano, aumentando em relação aos anos anteriores (IBGE, 2011). Várias são as doenças que ocorrem nessa cultura, destacando-se entre elas a Sigatoka-amarela, cujos prejuízos atingem em média 50% da produção. As técnicas utilizadas para o controle têm os fungicidas como base, dificultando assim a expansão da agricultura orgânica, que embora possa contar com variedades resistentes, as preferidas pelo mercado são as suscetíveis. Uma estratégia que vem sendo testada é a mistura de variedades resistentes e suscetíveis de forma a reduzir a doença na variedade suscetível e viabilizar o cultivo.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Banana, Sigatoka-Amarela

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.