Estimativa da ploidia de bananeira pela avaliação da turgescência foliar com wiltmeter®.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, M. R. da; SILVA, S. de O. e; SILVEIRA, D. G. ARCIA; CALBO, A. G.; SAMPAIO, A. H. R.; SEREJO, J. A. dos S.

Resumo: A duplicação cromossômica de diploides permite produzir plantas autotetraploides férteis que ao se cruzarem com diploides melhorados geram triploides secundários, podendo, assim, introduzir resistência a pragas e outras características desejáveis nos híbridos gerados (SILVA et al., 2011). No entanto, em trabalhos dessa natureza, há geração de grande número de plantas com diferentes ploidias, tendo necessidade de identificar rapidamente os autotetraplóides a serem mantidos, com o descarte das plantas com as demais ploidias. Para isso, faz-se necessário o uso de métodos diretos (contagem de cromossomos e citometria de fluxo) e indiretos (caracterização anatômica, como diâmetro do grão de pólen, número e tamanho de cloroplastídeos, tamanho de células) (SOUZA; QUEIROZ, 2004), para estimar a ploidia das plantas duplicadas.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Banana

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.