Propagação in vitro de espécies da Caatinga.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, A. V. de; SANTOS, M. da C.

Resumo: A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o principal da região Nordeste, e ocupa 11% do território do país, nele são encontradas varias espécies endêmicas. A atividade antrópica de forma desordenada e indiscriminada tem levado muitas espécies a serem incluídas na lista de vulneráveis a extinção. Apesar da importância biológica, a Caatinga é um dos biomas que possuem menos áreas de unidades de conservação e os estudos científicos ainda são mínimos se comparado ao seu imenso acervo genético vegetal, o que toma necessário o estabelecimento de ações voltadas à preservação e conservação deste bioma. Diante dessa problemática, a biotecnologia se insere como instrumento de promoção de desenvolvimento sustentável, dentre as técnicas biotecnológicas, a cultura de tecidos de plantas se apresenta como forma auxiliar e complementar aos métodos convencionais. A micropropagação se baseia na totipotencialidade das células vegetais, onde uma célula se diferencia e forma uma planta. Como o sucesso na tecnologia e aplicação de métodos in vitro está diretamente ligado a um maior conhecimento das exigências das células e tecidos cultivados são essas necessidades que vem guiando as pesquisas na busca da otimização de protocolos para muitas espécies vegetais.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.