Diversidade genética de cultivares de mandioca com base em marcadores ISSR.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VELAME, D. R.; FERREIRA, C. F.; PEIXOUTO, Y. S.; RAMALHO, E. V. B. M.; SANTOS, V. da S.; OLIVEIRA, E. J. de

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das culturas de grande importância por ser nativa do Brasil, ser cultivada em praticamente todo território nacional e fazer parte do consumo alimentar do brasileiro. O objetivo do trabalho foi estimar a variabilidade genética entre parentais elite de mandioca para serem usados no programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca que visa, além de variedades resistentes aos principais fatores bióticos e abióticos, a obtenção de variedades de mandioca com altos teores de β-caroteno; precursor da vitamina A. Vinte variedades elite de mandioca foram analisadas com nove primers ISSR que geraram 21 bandas polimórficas. Os marcadores ISSR foram capazes de separar as variedades em seis grupos que irão direcionar as estratégias a serem adotadas no programa de melhoramento da espécie.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.