Efeito da radiação ultravioleta B sobre a comunidade bacteriana epifítica de soja (Glycine max L. Merril).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Resumo: Este estudo foi desenvolvido para avaliar os efeitos da Radiação Ultravioleta B (UV-B) na diversidade da comunidade bacteriana epifítica de dois cultivares de soja (IAC 100 e BRS 262), crescidas sobre três diferentes tratamentos: UV solar, UV-B aumentado e UV-B diminuído. Em geral, alguns parâmetros, tais como as etapas de desenvolvimento vegetal tiveram maiores efeitos na comunidade bacteriana que habitam a filosfera, onde a fase conhecida como R1 mostraram um maior número de bactérias cultiváveis. Análise independente de cultivo revelou que cultivares distintos e etapa de desenvolvimento da soja obtiveram maior relevância de acordo com os parâmetros deste estudo ao invés da radiação UV. Os resultados podem oferecer um melhor entendimento na relação entre micro-organismos e a soja. A resposta das comunidades epifíticas de acordo com o aumento da incidência de radiação ultravioleta B pode indicar uma baixa pressão de seleção exercida sobre esta comunidade em caso de mudanças climáticas.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.