Perdas por Volatilização de Diferentes Adubos Nitrogenados Aplicados no Cafeeiro Conilon.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, J. de O.; MONTE, J. A.; OLIOSI, G.; DIAS, M. A.; PARTELII, F. L.; PIRES, F. R.; ESPINDULA, M. C.

Resumo: O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo que esta cultura está presente em mais de 80 países. A espécie Coffea Canephora L. apresenta potencial produtivo elevado, entretanto tal produtividade é dependente principalmente da fertilidade do solo, em especial do elemento nitrogênio. Deste modo, objetivouse comparar as perdas por volatilização de diferentes adubos nitrogenados no cultivo do cafeeiro Conilon. Foram avaliadas no experimento cinco fontes de adubos nitrogenados: T1= uréia perolada comum (45% N); T2= Uréia (45% N) + NBPT; T3= uréia (44,6% N) + 0,15% de Cu2+ e 0,4% de B; T4= uréia (37% N) + enxofre (17%) e T5= nitrato de amônio (34% N). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com seis repetições, sendo que a câmara coletora de amônia foi posicionado no solo entre a terceira e quarta planta de cada parcela experimental, na projeção da copa do cafeeiro. Foi constatado que a Uréia perolada (T1) e Uréia (37%) + enxofre (17%) (T4) apresentaram maiores perdas de NNH3, os quais não diferiram significativamente entre si. Não foi verificada diferença significativa entre os tratamentos Uréia+NBPT, Uréia+Cu+B e Uréia+S. Verificou-se que o Nitrato de amônio obteve a menor perda total de N por volatilização. Não foi detectado efeito do tempo sobre a volatilização dos adubos. Conclui-se que a utilização de fertilizantes com eficiência aumentada proporciona menores perdas de N para a atmosfera, reduzindo possíveis impactos ambientais, assim como aumenta o aproveitamento de N pelas lavouras cafeeiras.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.