¹³C NMR and EPR spectroscopic evaluation of oil shale mined soil recuperation.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, J. V. dos; MANGRICH, A. S.; PEREIRA, B. F.; PILLON, C. N.; NOVOTNY, E. H.; BONAGAMBA, T. J.; ABBT-BRAUN, G.; FRIMMEL, F. H.

Resumo: Neste trabalho foram analisadas amostras de matéria orgânica de solos (MOS) de área de floresta nativa (SFN) e de solos de uma área vizinha, local de mineração de xisto, que vem sendo reabilitada há 30 anos (SFR). As espectroscopias de ressonância paramagnética eletrônica (RPE, banda X) e ressonância magnética nuclear (RMN) de ¹³C com as amostras no estado sólido foram utilizadas para avaliar a recuperação do solo reabilitado após a mineração do xisto. Estudos de correlação heteroespectral bidimensional dos resultados obtidos por RPE e RMN ¹³C foram utilizados para obter informações sobre a estrutura da matéria orgânica do solo e suas interações com o oxicátion paramagnético residual VO²+. As estruturas orgânicas hidrofílicas, que correlacionaram positivamente com o oxicátion metálico VO ²+, são do tipo ácido urônico, determinadas por RMN ¹³C, e negativamente com o sinal do radical livre orgânico (RLO) associado a átomos de oxigênio (g = 2,0042). As estruturas hidrofóbicas aromáticas se correlacionaram positivamente com o sinal de RPE do RLO associado a átomos de carbono (g = 2,0022). Os dados das duas técnicas espectroscópicas magnéticas aplicadas às amostras de ambos os solos (SFN e SFR) mostram que o processo usado na recuperação dos solos de mineração vem sendo efetivo.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.