Padrão racial e seu impacto sobre o melhoramento genético da Raça Morada Nova.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, P. H. T. da; FACO, O.; SILVA, K. de M.; LANDIM, A. V.

Resumo: Objetivou-se com esse trabalho estudar o impacto do padrão racial na conservação e no melhoramento genético da raça Morada Nova. Os dados utilizados no presente estudo pertencem a quatro diferentes rebanhos do estado do Ceará. As variáveis estudadas foram agrupadas em classes de acordo com o tipo de resposta, como segue: pelagem (vermelha e preta), espelho nasal e cascos (pigmentado, predominantemente pigmentado, predominantemente despigmentado e despigmentado). Os dados obtidos foram analisados pelo teste do qui-quadrado (?2). Observou-se uma maior frequência de animais com pelagem vermelha (96,6%) e uma menor com pelagem preta (3,4%), que de acordo com o padrão racial devem ser descartados da população. Observou-se uma associação significativa (?²= 10,3; P<0,05) entre a pigmentação do espelho nasal e a dos cascos. A observação estreita do padrão racial oficial tem fortes implicações no melhoramento genético da raça Morada Nova.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.