Endocrinologia aplicada na reprodução de peixes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALMEIDA, F. L.

Resumo: Os eventos regulatórios da puberdade dos teleósteos são semelhantes dentro da classe e mesmo em comparação com outros vertebrados, entretanto existem particularidades entre as espécies que tornam os estudos de reprodução de peixes espécie-específicos. Essa especificidade se estende à prática, em que os protocolos de manipulação da reprodução de peixes nem sempre têm o mesmo efeito nas diferentes espécies, acarretando, portanto, resultados finais diferentes. Ainda, na indústria de aquicultura, o manejo hormonal com finalidade de ganhos econômicos não se limita à reprodução artificial. A manipulação do sexo é uma técnica muito utilizada quando, em espécies de interesse econômico, determinado sexo apresenta superioridade zootécnica. Nesta palestra, serão apresentados os principais hormônios envolvidos na formação e na maturação gonadal de peixes, bem como suas atividades, funções e singularidades pertinentes, buscando estender dos conhecimentos fisiológicos aos tecnológicos, na intersecção entre biologia básica e aplicada.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.