Os públicos atendidos e os conteúdos da educação cooperativista nas cooperativas agrárias.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, P. R.; AMODEO, N. B. P.; SOUSA, D. N. de

Resumo: Este estudo pretende apontar aspectos relativos ao funcionamento da educação cooperativista nas cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais, bem como identificar os conteúdos e os públicos que são atendidos pelos trabalhos de educação cooperativista. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário. Conclui-se que a educação cooperativista é escassamente desenvolvida nas cooperativas agrárias, embora não existindo uma única definição do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. Assim, se permite perceber a polissemia do conceito de educação cooperativista e a variedade de atividades e de públicos para os quais são organizadas. Verifica-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos abordados que as cooperativas agrárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social e assistência técnica aos cooperados. Dentre as organizações, existem aquelas que oferecem simultaneamente vários dos conteúdos mencionados, porém com discrepâncias de ênfase.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.