Características físico-químicas de farinhas de duas cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata l. Walp): BRS Tumucumaque e BRS Aracê.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEAL, M. J. B.; SIMPLÍCIO, A. P. de M.; MORGANO, M. A.; MOREIRA-ARAÚJO, R. S. dos R.; SILVA, K. J. D. e.

Resumo: O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma leguminosa amplamente cultivada no Brasil com valor nutritivo elevado quanto a proteínas, minerais e componentes bioativos e cultivares biofortificadas com melhoria do teor de nutrientes tem sido desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa. Há uma crescente utilização das farinhas mistas na composição de alimentos enriquecidos, sendo importante estudos de viabilidade de utilização de matérias-primas de elevado valor nutritivo, como o feijão-caupi, para elaboração destas farinhas. Tendo em vista essa necessidade, desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de concretizar física e quimicamente farinhas de duas cultivares de feijão caupí biofortificados. As análises físicas e químicas das farinhas de ambas as cultivares foram realizadas em triplicata. As farinhas apresentaram de Índice de Solubilidade em Água superiores aos das referências consultadas, bom indicativo para produção de alimentos como sopa e mingaus. Quanto a composição centesimal, destacam-se os teores de proteínas e cinzas, como esperado devido a biofortificação e baixo teor de umidade que prediz estabilidade das farinhas. Ao analisar a concentração de minerais, as farinhas de feijão-caupi mostraram alto conteúdo de Fe, Zn, P, K e Mg. A cultivar BRS Tumucumaque apresentou teores de alguns minerais estatisticamente (p<0.05) superior em relação a cultivar BRS Aracê. Assim, as farinha de cultivares biofortificadas de feijão-caupi demonstraram possuir propriedades físicas, químicas e valor nutritivo favoráveis para o desenvolvimento de produtos alimentícios, devido a boa estabilidade, elevado teor de proteínas, alto conteúdo de minerais e ISA elevado.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.