Avaliação da toxicidade crônica de Piraclostrobin, Epoxiconazol e sua mistura em Daphnia similis.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PRESTES, E. B.; JONSSON, C. M.; CASTRO, V. L. S. S. de; PARAÍBA, C. C. M.

Resumo: Resumo O presente trabalho avaliou o efeito toxicológico de formulações fungicidas à base de piraclostrobin e epoxiconazol, isoladamente e em formulação conjugada sobre Daphnia similis por 21 dias, através da determinação da Concentração de Efeito Não Observado (CENO) de cada uma das formulações. Em relação à mortalidade de D. similis, foram encontrados valores CENO de 0,098 mg L-1 para a formulação à base de piraclostrobin; 1,324 mg L-1 para a formulação à base de epoxiconazol e 0,341 mg L-1 para a formulação conjugada. Em relação à alteração na relação neonatos/adulto foram encontrados valores CENO de 0,579 mg L-1 para a formulação à base de piraclostrobin; 3,599 mg L-1 para a formulação à base de epoxiconazol e 0,623 mg L-1 para a formulação conjugada. Das três formulações utilizadas, o piraclostrobin isoladamente mostrou-se o mais tóxico para os organismos estudados.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.