O uso do sulfato de cobre em ecossistemas aquáticos: fatores que afetam sua toxicidade em peixes de água doce.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SAMPAIO, F. G.; BOIJINK, C. de L.; RANTIN, F. T.

Resumo: O aumento mundial da contaminação de sistemas de água doce com inúmeros compostos químicos industriais e naturais é hoje um dos principais problemas ambientais.Mineração, emissão de esgoto doméstico, aplicação de fertilizantes e pesticidas degradam severamente os ecossistemas aquáticos com metais pesados. A aquicultura, caracterizada nas últimas décadas como potencial atividade agropecuária não está isenta desta negativa contribuição, uma vez que utiliza, em sua cadeia produtiva, compostos que interferem diretamente na cadeia trófica dos sistemas aquícolas. Dentre os principais produtos utilizados na piscicultura, para contornar as dificuldades no processo produtivo, pode-se citar o sulfato de cobre (CuSO4) que, quando utilizado indevidamente, gera efeitos tóxicos para as espécies aquáticas.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.