Avaliação preliminar de famílias de F2:3 de feijão-caupi com de inflorescência composta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERNARDO, K. A. da S.; CRUZIO, A. S.; FREIRE FILHO, F. R.; RIBEIRO, V. Q.; NOGUEIRA, M. do S. da R.; SANTOS, T. P. da S.

Resumo: O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma leguminosa com destaque comercial devido ao seu curto ciclo para maturidade e por ser uma importante fonte de carboidratos e proteínas. Atualmente, devido a utilização da cultura em lavouras que empregam alta tecnologia tem sido dada maior atenção à arquitetura da planta, visando a facilidade do cultivo mecanizado e a obtenção de um maior potencial genético produtivo. A inflorescência composta mostra-se bastante promissora para o melhoramento do feijão-caupi, uma vez que aumenta o número de vagens por pedúnculo e por planta, característica que constitui importante componente de produção. Desse modo, este trabalho teve como objetivo a avaliação preliminar de famílias F2:3 de feijão-caupi portadoras de inflorescência composta quanto a maturidade e a produção. Foram avaliados o ciclo e a produtividade de 460 famílias F2:3 em um experimento em delineamento de blocos aumentados. As famílias foram distribuídas em 10 blocos, sendo cada conjunto constituído de 46 famílias e duas testemunhas. Das 460 famílias F2:3 somente 343 foram incluídas na análise de variância. Não houve diferença entre famílias para nenhum dos caracteres avaliados. Entretanto, houve diferença entre famílias e testemunhas. Do total de famílias, 4,0% e 7,8% apresentaram-se, para floração e maturidade, respectivamente, mais precoces que a testemunha mais precoce e 25,6% das famílias apresentaram produtividade por parcela superior a testemunha mais produtiva.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.