Exposição de embriões de Danio rerio a Nano-TiO2 sob diferentes condições de iluminação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CLEMENTE, Z.; CASTRO, V. L. S. S. de; MOURA, M. A. M.; JONSSON, C. M.; FRACETO, L. F.

Resumo: Resumo: As nanopartículas de dióxido de titânio (nano-TiO2) apresentam propriedades fotocatalíticas que devem ser consideradas na sua avaliação ecotoxicológica. Este trabalho teve por objetivo avaliar a toxicidade do nano-TiO2 em embriões de peixe, sob diferentes condições de iluminação. Embriões de paulistinha (Danio rerio) foram expostos a 0, 1, 10 e 100 mg/L de nano-TiO2 (anatase, 25 nm) sob luz visível ou luz visível e radiação ultravioleta (UV). O nano-TiO2 apresentou baixa toxicidade aguda em todas as condições testadas, porém após 96 h de exposição o grupo exposto a 100 mg/L com radiação UV apresentou 5% de mortalidade e redução no tamanho das larvas vivas. Observou-se eclosão prematura nos grupos expostos a 10 e 100 mg/L de nano-TiO2 sem UV. Estes resultados contribuem para compreensão dos efeitos ecotoxicológicos do nano- TiO2 e indicam que a condição de iluminação influencia tais efeitos.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.