Sustentabilidade econômica da cultura do arroz no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: WANDER, A. E.; SILVA, O. F. da

Resumo: O presente trabalho analisa considerando os preços, os custos de produção e as políticas públicas voltadas para o setor. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica sobre o tema, complementada com análise de custos e rentabilidade da cultura do arroz, de 2006/2007 a 2011/2012, em sistemas de cultivo irrigado e de terras altas. Entre os principais resultados pode-se mencionar que: (a) Os preços nacionais de internacionais do arroz tem oscilado consideravelmente a partir de 2008; (b) Os custos de produção aumentaram de 2006/2007 até 2009/2010, e diminuíram em 2010/2011 e 2011/2012; (c) A rentabilidade do arroz de terras altas foi positiva em todo o período analisado, enquanto que no arroz irrigado, a rentabilidade também foi positiva no período, exceto para a safra 2010/2011, quando os preços muito baixos colocaram em risco a sustentabilidade econômica da cultura; e (d) As políticas públicas vigentes para o setor arrozeiro no Brasil atendem, parcialmente, aos anseios do setor

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.