Topossequência de solos derivados de mica-xisto-quatzito do grupo itacolomi, quadrilátero ferrífero, MG.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARDUINO, C. N.; OLIVEIRA, F. S.; ALMEIDA, E. de P. C.; RIBEIRO, E. V.; TRINDADE, W. M.; SOUZA, F. C. R. de

Resumo: Este estudo objetivou caracterizar as propriedades físicas, químicas e mineralógicas dos solos de uma vertente formados a partir de micaxisto- quartzitos do Grupo Itacolomi, Quadrilátero Ferrífero, MG. Para tal foi delimitada uma seção na qual foram descritos quatro perfis de solo, com coleta de amostras e análises laboratoriais (físicas, químicas e mineralógicas). Na vertente, dois perfis se enquadram na classe do NEOSSOLO Litólico Distrófico típico; um como CAMBISSOLO Háplico Tb Distrófico plíntico e outro como GLEISSOLO Háplico Tb Distrófico neofluvissólico. Todos apresentam alta toxidez por alumínio, baixo pH e índices de fertilidade. As propriedades dos solos estão associadas ao material de origem, sendo que a variedade de tipologias encontradas está relacionada à variação topográfica, com destaque para a redução da declividade e o comportamento da drenagem, permitindo sugerir a existência de uma topossequência.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.