Correlações genéticas entre diferentes metodologias de temperamento na raça Nelore.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PAÇÓ, A. L.; RIBEIRO. A. R. B.; RUEDA, P.; SILVA, A. G. F. da; ROSA, A. do N.; ALENCAR, M. M. de

Resumo: Objetivou-se com este trabalho verificar as correlações genéticas entre metodologias de temperamento. Foram utilizados dados de 800 novilhos da raça Nelore, de três safras, oriundos de cinco fazendas, confinados aproximadamente aos 18 meses de idade, em dois locais. Pelo menos duas medidas de reatividade foram obtidas em cada animal utilizando o escore composto (EC) na balança de pesagem e a velocidade de saída (VS). Para estimação dos componentes de variância e covariância foi utilizado o método da máxima verossimilhança restrita. O modelo utilizado incluiu os efeitos fixos de grupo de contemporâneos (ano de nascimento-origem-local de confinamento-data da medida) e os efeitos aleatórios aditivo direto e de ambiente permanente do animal, além do resíduo. As correlações genéticas entre deslocamento (DESL), tensão (TENS) e EC e entre DESL e VS foram altas (0,93 a 1,00), enquanto as correlações genéticas de TENS (0,49) e EC (0,29) com VS foram mediana e baixa, respectivamente.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.