Avaliação físico-química e microbiológica de águas minerais comercializadas em Belém-Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA NETA, J. de J. da; MATTIETTO, R. de A.; CARVALHO, A. V.; COSTA, R. F. da; LIMA, A. C. da C.

Resumo: Anualmente nota-se um aumento significativo no consumo de água mineral em todo o mundo, impulsionado pela percepção de que este consumo estaria ligado a um estilo de vida saudável, e por se acreditar que estes produtos seriam seguros. Contudo, muitas vezes estas águas contém substâncias tóxicas e microrganismos nocivos a saúde humana, estando este último ponto relacionado principalmente aos sistemas de envase e assepsia dos recipientes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química (pH, nitrato, dureza e cloreto) e microbiológica (coliformes e bactérias heterotróficas) de cinco marcas de águas minerais comercializadas em Belém- Pará, sendo duas delas provenientes de envases de outros estados. De acordo com os resultados, as marcas A, B e E se mostraram impróprias para o consumo humano, o que indica a necessidade de uma maior atenção às empresas regionais de envase, uma vez que estas foram oriundas do estado do Pará.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.