Macronutrientes na cultura do milho cultivado em solo degradado enriquecido com resíduos de leguminosas arbóreas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, F. R. A. de; COSTA, M. C. G.; CARVALHO, M. A. R. de; SOUZA, H. A. de; IWATA, B. de F.; FEITOSA, T. S.

Resumo: Resumo: A utilização de adubos verdes em áreas com perda de fertilidade em virtude da degradação do solo, tem se mostrado importante estratégia para possibilitar a recuperação dessas áreas, bem como para a produção de alimentos. Ainda se sabe pouco sobre o manejo de resíduos orgânicos na agricultura, sobretudo em relação a melhor espécie e qual parte da planta promove melhor desenvolvimento para as culturas. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito da adição de resíduos provenientes de diferentes partes de leguminosas arbóreas nos teores de macronutrientes no milho cultivado em solo degradado. Foi instalado um experimento em vasos, com delineamento de blocos ao acaso, com dez tratamentos e quatro repetições. Adicionou-se sobre o solo resíduo de três espécies de leguminosas constituindo os seguintes tratamentos: T1- Sem resíduo de leguminosas, T2- folhas de sabiá, T3- Galhos de sabiá, T4- Folhas + galhos de sabiá, T5- Folhas de jurema, T6- Galhos de jurema, T7- Folhas + galhos de jurema, T8- Folhas de gliricídia, T9- Galhos de gliricídia e T10- Folhas + galhos de gliricídia. As variáveis avaliadas foram os teores de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) na parte aérea do milho aos 60 dias após a germinação. Observou-se influência dos tratamentos para o teor de K. Já para os teores de N, P, Ca e Mg, não houve efeito significativo. O tratamento T10 resultou em maiores médias para N e P, o T8 para K e Mg, e o T5 para Ca.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.