Desenvolvimento do milho cultivado em solo degradado enriquecido com resíduos de leguminosas arbóreas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, F. R. A. de; COSTA, M. C. G.; SOUZA, H. A. de; SOUZA, J. M. S.; SOUSA NETO, O. N. de; FERNANDES, J. K. S.

Resumo: Resumo: A utilização de leguminosas como adubo verde é uma importante estratégia para possibilitar a recuperação de solos degradados, bem como a produção de alimentos nestes solos. Ainda há dúvidas a respeito da espécie ideal e de qual parte da planta deve ser incorporada ao solo para disponibilizar nutrientes que possam ser utilizados pelas culturas alimentares. Com a execução deste trabalho objetivou-se avaliar o efeito da adição de resíduos provenientes de diferentes partes de leguminosas arbóreas no desenvolvimento do milho cultivado em solo degradado. Foi instalado um experimento em vasos, com delineamento de blocos ao acaso, com dez tratamentos e quatro repetições. Adicionou-se sobre o solo resíduo de três espécies de leguminosas constituindo os seguintes tratamentos: T1- Sem resíduo de leguminosas, T2- folhas de sabiá, T3- Galhos de sabiá, T4- Folhas + galhos de sabiá, T5- Folhas de jurema, T6- Galhos de jurema, T7- Folhas + galhos de jurema, T8- Folhas de gliricídia, T9- Galhos de gliricídia e T10- Folhas + galhos de gliricídia. O desenvolvimento do milho foi avaliado por meio de medidas de altura (ALT), número de folhas (NF), diâmetro do caule (DC), matéria seca de raiz (MSR), matéria seca de parte aérea (MSPA), matéria seca total (MST). Os tratamentos influenciaram nos parâmetros ALT, MSR, MSPA e MST. O tratamento T10 resultou em maiores médias de ALT, MSPA e MST. Já o tratamento T4 resultou em maior média de MSR, o que pode ser uma vantagem para a produção de sequeiro no semiárido.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.