Concentração geográfica da agricultura familiar no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LANDAU, E. C.; GUIMARÃES, L. dos S.; HIRSCH, A.; GUIMARAES, D. P.; MATRANGOLO, W. J. R.; GONÇALVES, M. T.

Resumo: A agricultura familiar compreende o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, contando com mão de obra e direção dos trabalhos representada essencialmente por membros do núcleo familiar. A agricultura familiar brasileira é extremamente diversificada, abrangendo tanto famílias que vivem em condições de extrema pobreza quanto produtores rurais que conseguem gerar renda várias vezes superior à que define a linha da pobreza. O conhecimento das áreas em que se concentra a agricultura familiar no Brasil representa um subsídio para a elaboração de políticas públicas e ações sociais direcionadas para o setor, permitindo levantamentos sobre características econômicas, demográficas, ambientais, culturais, sociais, etc. em diferentes regiões do país. Este trabalho reúne informações sobre a importância relativa e distribuição geográfica da agricultura familiar no Brasil nos níveis de região, microrregião e município, sendo uma importante contribuição no campo da geografia agrária, da sociologia e economia rurais, representando subsídio para o direcionamento de políticas públicas e outras ações voltadas para o referido segmento da sociedade.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.