Adubação potássica da rotação soja, milheto e algodão em sistema plantio direto nos cerrados.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERNARDI, A. C. de C.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. P. de; LEANDRO, W. M.; MESQUITA, T. G. da S.; CARVALHO, M. da C. S.; FREITAS, P. L. de

Resumo: Este estudo teve objetivo avaliar a eficiência da adubação potássica com relação às doses, modos de aplicação (sulco, lanço e parcelada) e época (plantio, plantio e cobertura) na rotação soja, milheto e algodoeiro cultivadas em sistema plantio direto em solo da região dos Cerrados. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualisados com 4 repetições em esquema fatorial. A fonte utilizada nas adubações foi o KCI. Na soja os tratamentos utilizados foram utilizadas as doses (testemunha, 30, 60 e 180 Kg ha-1 K2O), modos de aplicação (lanço e sulco) e épocas (pré-plantio, plantio e cobertura). Na cultura do algodoeiro foram utilizadas as doses de: 30, 60, 120 e 240 Kg ha-1 K2O, aplicados em pré-plantio, no sulco de plantio e, 60 Kg ha-1 K2O no sulco ou em pré-plantio, e o restante a lanço em 1 ou 2 coberturas. As doses em pré-plantio foram aplicadas na cultura do milheto. Não houve efeito a adubação potássica sobre a produtividade da cultura da soja. O milheto, como cobertura, aproveitou mais eficientemente a dose de 60 Kg ha-1 K2O. Os resultados da prodtividade do algodoeiro indicam que as mehores foram obtidas com doses de 146 e 240 Kg ha-1 K2O, aplicados em pré-plantio e no sulco. Os resultados também indicaram que houve efeito positivo da adubação potássica sobre a qualidade da fibra.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.