Relação entre o IVDN e a estimativa de cobertura vegetal com fotos digitais processadas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CAVALCANTI JUNIOR, E. de A.; ACCIOLY, L. J. de O.; FARIA, S. M. de; SILVA, E. A. de; MACEDO, M. R.; SILVA, A. B. da

Resumo: O conhecimento da fração da superfície do solo coberta por vegetação verde é uma exigência para aplicação de diversos modelos entre eles àqueles que tentam avaliar o estágio de degradação das terras. A relação entre o índice de vegetação da diferença normalizada (IVDN) e a fração da superfície coberta por vegetação verde é a proposta deste trabalho. O IVDN foi obtido a partir de espectroradiometria de campo e a cobertura do solo obtida a partir de fotos digitais classificadas usando o MAXVER. Espectros e fotos foram obtidas em 12 pontos em cada um dos 5 transectos de 120 metros de comprimento estabelecidos em uma área de pastagem do município de Petrolina, PE. Para este estudo, foram selecionados 12 pontos representativos da variabilidade no percentual de cobertura verde. O percentual mínimo e máximo de cobertura foi de 5,2 e 27,8, respectivamente, enquanto o IVDN mínimo e máximo foi de 0,05 e 0,43. A alta variabilidade espacial do solo é apontada como uma das fontes de erro na previsão da cobertura verde do solo com base no IVDN. O IVDN também não apresentou sensibilidade para estimar baixas frações de cobertura vegetal verde e tal fato foi atribuído a forte influência do solo sobre este índice de vegetação. O coeficiente de determinação da equação de regressão ajustada indicou que 86% da variação do IVDN pode ser explicada pela variação na fração de cobertura vegetal verde.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.