Variabilidade genética de acessos de mangabeira oriundos da Barra dos Coqueiros, Sergipe.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VITORIA, M. F.; AMORIM, J. A. E.; MUNIZ, A. V. C. da S.; SILVA JUNIOR, J. F. da; LEDO, A. da S.; RAMOS, S. R. R.

Resumo: O Banco Ativo de Germoplasma de mangabeira foi implantado em 2006, no Campo Experimental de Itaporanga d?Ajuda, Sergipe, pertencente a Embrapa Tabuleiros Costeiros. Uma das coletas realizadas no município Barra dos Coqueiros resultou na introdução de 18 acessos, os quais foram avaliados no presente trabalho, com o objetivo de estimar a variabilidade genética entre eles. Foram utilizados oito primers ISSR, que resultaram em 47 fragmentos com 89% de polimorfismo. A partir da análise do dendrograma gerado pelo software NTSYS-PC, foi possível constatar que os de indivíduos M2 e M6 são os mais similares (90%), e a amostra M10, a mais divergente (33%).Os resultados demonstraram a existência de polimorfismo e divergência genética, ereforçam a importância da caracterização constante de um germoplasma, a qual permite assegurar informações sobre fontes de genes para utilização futura, obtenção de informações sobre potenciais genitores a serem utilizados em programas de melhoramento e identificação de duplicatas.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.