Precipitação na região produtora de melão no NE brasileiro: avaliação da qualidade de conjuntos de dados globais por meio de regressão espacial.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LUIZ, A. J. B.; MAIA, A. de H. N.; GONDIM, R. S.

Resumo: O cultivo de melão na região do Jaguaribe/Apodi, localizada entre os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, cujo ciclo corresponde aos meses de julho a novembro e depende da irrigação [1]. Um dos pontos fundamentais para a sustentabilidade da produção é a exigência de suplementação hídrica. Considerando os riscos de mudanças significativas nos regimes de precipitação pluviométrica no futuro, as projeções dos modelos climáticos globais ou regionais são úteis para o planejamento de medidas preventivas ou mitigatórias [2]. A avaliação da destreza desses modelos é feita comparando suas projeções retrospectivas com dados do Climate Research Unit (CRU), que é uma base de dados global de observações climáticas mensais construída pela interpolação de estações meteorológicas ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a consistência entre dados CRU e séries de dados de precipitação disponíveis, coletadas em estações da FUNCEME e do INMET, na região entre 4,5º e 6,5° de latitude Sul e entre 36,5° e 39,5° de longitude Oeste, que abrange a principal região de cultivo irrigado do melão no Nordeste (NE) brasileiro (Figura 1).

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.