Desempenho agronômico de híbridos interespecíficos de palma de óleo no período juvenil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O híbrido interespecífico (HIE) entre a palma de óleo africana e o caiaué da Amazônia possui como principal virtude a resistência ao amarelecimento fatal (AF). O objetivo deste trabalho foi analisar variáveis relacionadas à produção no período juvenil, devido à pouca informação disponível no Brasil. Foram avaliadas 2.496 plantas, que ocupam 17,5 ha, plantadas em fevereiro de 2007, em área de AF, segundo mensurações de número de cachos, peso médio de cachos e produção de cachos do terceiro ao quinto ano de cultivo. O HIE apresentou elevado desempenho agronômico segundo a produção de cachos, com 7.290 kg.ha-1 no terceiro ano, 21.227 kg.ha-1 no quarto ano e 24.827 no quinto ano, que apontam para a viabilidade do cultivo do HIE em áreas de ocorrência do amarelecimento fatal. O peso médio de cachos foi a variável que teve maior associação (r2=0,90) com a idade do plantio, demonstrando aumento constante ao longo do tempo. Valore menores foram encontrados nas variáveis produção de cachos (r2=0,13) e número de cachos (r2=0,35).

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.