Potencial de uso de espécies árboreas de uma floresta secundária, no município de Bragança, Nordeste do estado do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CASTRO-SILVA, D. S. de; GOMES, P. P. F.; FERREIRA, M. do S. G.; COSTA, C. A. C.

Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de uso de uma floresta secundária com aproximadamente 40 anos de idade, com foco nas possibilidades utilitárias de suas espécies arbóreas, abandonada após sucessivos ciclos de agricultura itinerante, como base de transição para um sistema agroflorestal (SAF). A área de estudo está localizada em propriedade de agricultura familiar na Zona Bragantina, PA. A área inventariada corresponde a 1,5 ha, onde foram medidos todos os espécimes arbóreos com DAP>5cm. Verificou-se a ocorrência de 135 espécies, que totalizaram 2.345 indivíduos/ha. As espécies com maior número de indivíduos foram: Eugenia tapacumensis, Neaa guianensis, Maprounea guianensis, Sacoglottis amazônica. As categorias de uso que apresentam maior número de espécies foram: Construções rurais (36,5%) e de alto valor comercial (22%) seguida das espécies para lenha (21,5%).

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.