Modelos computacionais empregados na dinâmica da estimativa da biomassa da cana-de-açúcar.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CASTRO, A. de; OLIVEIRA, K. R. de; ROSA, R. Z.; SILVA, F. C. da; FREIRE, F. J.

Resumo: RESUMO. A utilização de modelos fundamentados em bases estatísticas para previsão de safras, se apresentam como uma opção de grande interesse. No entanto, a dificuldade de se obter uma boa representatividade da evolução da cultura durante todo seu ciclo de desenvolvimento, faz com que estudos para o aperfeiçoamento dos modelos para simulação sejam necessários. Nesse contexto foi desenvolvido pela Universidade de Washington, o simulador freeware CropSyst: uma ferramenta conceitualmente simples fundamentada em dinâmicas determinístico-estocásticas, que permite auxiliar o estudo do gerenciamento de sistemas de cultivo. A coleta de informações experimentais é uma etapa fundamental para a modelagem do sistema. A partir das informações climáticas, da análise do solo, do sistema de manejo, e da evolução da biomassa vegetal durante o ciclo reprodutivo da cultura serão gerados os parâmetros de interesse para a área em análise. Posterior à etapa de inserção dos dados experimentais, dá-se início ao processo de simulação. A calibração das curvas e geração dos parâmetros é realizada na janela funcional Crop Calibration, interface utilizada para o processamento das informações. No presente trabalho utilizou-se a variedade de cana-de-açúcar CB 41-76 sendo possível a construção das curvas de biomassa e índice de área foliar (IAF) para diferentes anos de plantio, e assim, compará-las às curvas obtidas pela calibração do programa. A temperatura base para desenvolvimento da cultura foi estabelecida em 18°C, sendo a mesma mencionada em trabalhos desenvolvidos por [Barbieri et al , 2010]. Temperatura limite para desenvolvimento esta fixa em 34oC, como também prevista em trabalhos desenvolvidos por [Tatsch et al, 2009]. De acordo com os dados de ajuste do programa para a safra 2010/2011 obteve-se área específica de 10,18 m2.kg-1. O Coeficiente de particionamento de 3,18 adm, assim como foram obtidos parâmetros de calibração de biomassa de 49.807,1 kg.ha-1 para a parte calibrada e de 53.093,0 kg.ha-1 encontrados de modo experimental. Na literatura (Pinto et al, 2006) encontrou 13,48 m2.kg -1 para a área específica. O modelo de simulação CropSyst apresentou-se adequado, uma vez que os resultados obtidos para a variedade de cana-de-açúcar em estudo são semelhantes ao disponível na literatura.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.