Análise sociodemográfica da distribuição espacial de ocorrências de diarreias agudas em áreas de risco e inundação, Caraguatatuba-SP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ASMUS, G. F.; MELLO, A. Y. I. DE; SEIXAS, S. R. C.; BATISTELLA, M.

Resumo: No contexto das mudanças ambientais globais, eventos extremos como enchentes e escorregamentos tornaram-se preocupantes para o setor da saúde pública, tanto pelos riscos envolvidos como pelo potencial do aumento de sua frequência em escala global. Este trabalho se utilizou de técnicas geoespaciais para analisar a distribuição das diarreias agudas em Caraguatatuba (litoral norte de São Paulo) em áreas de inundação, observando fatores ligados ao saneamento e à densidade demográfica. Ao longo do período analisado (2005-2010) houve incremento nas notificações de diarreias, observado predominante nas áreas consideradas de média/alta susceptibilidade à inundação. Ao mesmo tempo, as áreas de inundação coincidem com os setores mais populosos e que agregam mais moradores atendidos pelo esgotamento sanitário do tipo fossa séptica. Este estudo ilustra a vulnerabilidade dos moradores situados nas regiões susceptíveis a inundação, que devem ser consideradas prioritárias para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura sanitária no local.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.