Propriedades físicas de sementes de Baru em função da secagem.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, E.; OLIVEIRA, L. C. de; OLIVEIRA, A. D. de; JORGE, M. H. A.

Resumo: O conhecimento das propriedades físicas das sementes são informações que auxiliam o dimensionamento de máquinas de pré-processamento, processamento e classificação das mesmas. O experimento teve o objetivo de efetuar a caracterização das propriedades físicas de sementes de Baru. Foram avaliados 4 tratamentos: T1 = sementes não secadas; T2 = sementes secadas em estufa de circulação forçada de ar por 48 horas à 40 Celsius; T3 = sementes secadas em estufa de circulação forçada de ar por 96 horas a 40 graus Celsius e T4 = sementes secadas em estufa de circulação forçada de ar por 24 horas a 105 graus Celsius, considerada desidratada. Foram avaliadas a massa específica aparente, esfericidade, circularidade, porosidade e massa específica real. Houve diferenças entre os tratamentos para a massa específica aparente e porosidade. A maior massa específica e a menor porosidade foram verificadas no tratamento T1. A massa específica aparente diminuiu com a secagem. Massa de sementes in natura apresentou menor porosidade.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.