Agricultura familiar no Estado da Paraíba: uma análise a partir de tabulações especiais do Censo Agropecuário 2006.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AQUINO, J. R. de; LACERDA, M. A. D de; LIMA, J. R. F. de

Resumo: Este artigo objetiva analisar a importância socioeconômica e as desigualdades que caracterizam a agricultura familiar no estado da Paraíba. Para tanto, utiliza dados de ?tabulações especiais? do Censo Agropecuário 2006, elaboradas segundo o recorte da Lei da Agricultura Familiar e das normas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2006/2007. O trabalho mostra que a agricultura familiar é o segmento social mais relevante no rural paraibano. Todavia, há uma grande heterogeneidade e desigualdade social no interior dessa categoria de produtores, onde a maioria são extremamente pobres e apenas uma pequena parcela consegue sobreviver a partir das atividades agropecuárias. Essa constatação revela o risco de considerar a agricultura familiar como um setor homogêneo e, ao mesmo tempo, abre novas possibilidades de pesquisa que podem ampliar o campo de ação das políticas públicas de desenvolvimento rural.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.