Percepções de consumidores sobre carne bovina com indicação geográfica de raças locais brasileiras, Campo Grande-MS.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORAES, A. S.; ALVES, F. V.; JULIANO, R. S.; FIORAVANTI, M. C. S.; LOPES, J. C. dos S.; BARCELLOS, G. P.; ABDO, Y.

Resumo: Foi realizado levantamento com 347 consumidores de carne bovina em 12 estabelecimentos que comercializam carnes em Campo Grande (MS), a fim de identificar sua percepção com relação às carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada como estratégia para conservação de raças locais, como o bovino Pantaneiro e o bovino Curraleiro Pé-Duro, e identificar se estão dispostos a pagar por estes atributos. Os dados foram obtidos por meio de entre vistas verbais utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas, subdividido em duas partes, uma referente ao perfil do consumidor e outra sobre seu conhecimento das características de carnes com indicação geográfica e das raças bovinas locais. Constatou-se que a maioria dos consumidores tem pouco conhecimento sobre o que são carnes com indicação geográfica e o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne com IG de raças locais caso essas características sejam um indicador de qualidade e também para incentivar e valorizar um produto local. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto, embora a frequência de consumo vá depender do preço . Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG e m raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua carne ao mercado.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.