Adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi de porte semiprostrado na Região Norte do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Estudos de adaptabilidade e estabilidade de genótipos são importantes nas fases finais de um programa de melhoramento para subsidiar a recomendação de novas cultivares. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi de porte semiprostrado na região Norte do Brasil. Foram avaliados 20 genótipos, sendo 15 linhagens e cinco cultivares, em 25 ambientes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, no triênio 2010-2012. Todos os ensaios foram conduzidos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. A adaptabilidade e estabilidade dos genótipos foram analisadas por meio da metodologia de Lin e Bins modificado por Carneiro (1998). Observaram-se diferenças para os efeitos de genótipos, ambientes e interação genótipo x ambiente. A linhagem MNC02-701F-2 e a cultivar BRS Xiquexique apresentam ampla adaptabilidade e alta estabilidade aos ambientes da região Norte do Brasil, sendo MNC02-701F-2 mais adaptada a condições favoráveis e, BRS Xiquexique, a condições desfavoráveis.

Ano de publicação: 2013

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.