Frações granulométricas da matéria orgânica do solo como indicador de antropização.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: JESUS, T. S. de; MENDES, A. M. S.; GIONGO, V.; BRANDÃO, S. da S.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar as alterações nos teores de matéria orgânica do solo (MOS) em três compartimentos: nas frações particulada, associada a minerais e total, como indicador de antropização de um sítio de referência do Bioma Caatinga, localizado em Ribeira do Pombal, BA. Foram comparados os teores das frações da MOS em duas áreas: Caatinga preservada e antropizada. As amostras foram coletadas nas camadas de 0-5 cm, 5-10 cm, 10-15 cm, 15-20 cm, 20-30 cm, 30-40 cm, 40-60 cm, 60-80 cm e 80-100 cm. Utilizou-se o fracionamento físico da MOS pelo método granulométrico, obtendo-se as seguintes frações: particulada (MOp), associada a minerais (MOam) e total (MOt). Em geral, os teores de MOp foram reduzidos na área sob pastagem, ao longo do perfil do solo, quando comparados à área de Caatinga preservada, mostrando ser essa fração da MOS um indicador sensível ao processo de antropização.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Matéria Orgânica, Soil, Solo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.