Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, H.; KATO, O.; OLIVEIRA, T.

Resumo: Identifica e analisa as mudanças de práticas agrícolas ou não agrícolas ocorridas nos lotes dos agentes comunitários e agricultores familiares do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE. Os objetivos do estudo foram alcançados por meio de pesquisa de campo onde se utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Os indivíduos estudados (agentes e agricultores) foram analisados por tipos: A, B e C. As conclusões revelam que os agentes do tipo A sofreram elevada influência de processos de formação anterior ao PROAMBIENTE o que incidiu na mudança de práticas agrícolas. Os agentes do tipo B têm dificuldade na implantação de ações agroecológicas principalmente pelo seu envolvimento político/sindical. Já os agentes do tipo C de igual modo ao tipo B possuem elevado envolvimento político. De modo geral os processos de formação técnica/sensibilização que geraram mudanças nas unidades dos agricultores independentemente do tipo em que foram classificados, em sua maioria foram promovidos pelo PROAMBIENTE

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.