Tecnologia para a identificação de clones de seringueira (Hevea spp.) por meio de análise de marcadores microssatélites.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GONCALVES, R. C.; CAMPOS, T. de; FERREIRA FILHO, J. A.

Resumo: A área plantada com seringueira no Brasil tem aumentado nos últimos anos em vários Estados brasileiros, contudo, os jardins clonais de onde são coletadas as hastes para a multiplicação clonal não são certificados geneticamente. A identificação morfológica ou fenotípica por isoenzimas de clones não apresenta precisão suficiente para proporcionar a máxima segurança aos projetos de pesquisa, transferência de tecnologia e fomento a heveicultura, o que, em grande escala, aumenta o risco potencial biótico e abiótico dos reflorestamentos com seringueira. Em alguns casos, clones com bom desempenho produtivo em um local apresenta grande vigor e baixa produtividade em outro, indicando possível troca de material ou mesmo a falta de adaptabilidade de um mesmo clone aos sítios considerados. Para discriminar todos os clones atualmente no mercado ou nas coleções que são utilizadas na pesquisa científica, é necessária a apropriação de um protocolo tecnológico que permita a discriminação e certificação genética das coleções e jardins clonais nos viveiros comerciais e de pesquisa. O perfil de marcadores moleculares do tipo microssatélites de sequências expressas ou não constituem-se em elementos apropriados para a avaliação de diversidade genética de seringueira ao nível de clones e espécies. Neste trabalho, a partir de primers microssatélites de seringueira previamente publicados, nove locus foram estudados em 34 clones. Foi demonstrado que dois locus, entre aqueles avaliados, são apropriados para discriminar 17 clones, dos 34 avaliados e, quatro locus permitiram o cálculo da heterozigosidade esperada e observada, as quais mostraram-se em níveis elevados na população avaliada.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.