Panorama de 20 anos e perspectivas da cultura do feijão no Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BEVILAQUA, G. A. P.; ANTUNES, I. F.; MASTRANTONIO, J. J.; SILVEIRA, N. T.

Resumo: A cultura do feijão apresenta grande impacto econômico e social no Rio Grande do Sul e vem passando por profundas transformações nos últimos anos. O consumo per capita do grão vem apresentando quedas sucessivas nos últimos anos apesar de ele representar a base da alimentação do brasileiro de baixa renda. O objetivo do trabalho é apresentar um panorama da cultura nos últimos 20 anos para delinear os desdobramentos que a cultura poderá ter nos próximos anos, bem como discutir aspectos relacionados aos sistemas de produção em que a cultura se faz presente. Verificou-se que: o número de cultivares disponibilizadas, assim como a oferta de sementes, pode ser considerado insuficiente; a incorporação de novas regiões e novos sistemas de cultivo conduz ao aumento da produtividade e da renda do produtor e, consequentemente, da disponibilidade do produto; a demanda por novos tipos de feijão quanto à cor do grão, tamanho do grão e composição nutricional deverá aumentar nos próximos anos; e campanhas de incentivo ao consumo de feijão deveriam ser realizadas, ressaltando as virtudes nutracêuticas do grão.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.