Hibridação interespecífica controlada entre espécies do gênero Manihot.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, D. de C. S. da; LEDO, C. A. da S.; SANTOS, A. S.

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma cultura de grande importância para o mundo, sendo a única espécie de valor comercial dentro do gênero Manihot . A sua importância social é maior nos países em que o índice de desnutrição é elevado. Todas as espécies do gênero Manihot são nativas das regiões tropicais do Novo Mundo, principalmente do Brasil e do México (Nassar, 2002), num total de 98 espécies (Rogers e Appan, 1973). O interesse pela mandioca (Manihot esculenta Crantz) está aumentando nos trópicos devido sua natureza rústica, mas ela é afetada por um grande número de fatores bióticos (pragas e doenças) e abióticos (seca e baixa fertilidade dos solos). Além disso, a mandioca possui elevada deterioração fisiológica póscolheita em todas as suas variedades comercialmente utilizadas, o que reduz muito a vida de prateleira das raízes limitando sua comercialização. Essas limitações que a cultura da mandioca vem enfrentando podem ser amenizadas através de híbridos obtidos de cruzamentos com espécies silvestres do gênero Manihot. A hibridação interespecífica é um dos métodos utilizados na cultura da mandioca para criar variabilidade ou transferir características de interesse econômico. Considerando seu grande potencial, deve ser utilizada em maior escala após completo conhecimento e exploração da diversidade genética da espécie e/ou para modificar características de interesse (Fukuda, 2006). Segundo Ceballos et al. (2002), dentre os principais problemas na utilização de espécies silvestres de Manihot em programas de melhoramento genético de mandioca, citam-se a falta de sincronia nos períodos de florescimento e a dificuldade de propagação e manutenção dessas espécies no campo. Nassar (1986), trabalhando com hibridação interespecífica entre cultivares de mandioca e espécies silvestres de Manihot, observou incompatibilidade de várias espécies silvestres com Manihot esculenta. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a cruzabilidade de híbridos interespecíficos entre espécies silvestres de Manihot e cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz).

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.