Polimorfismo da técnica Target Region Amplification Polymorphism (TRAP) para estudos moleculares em mandioca (Manihot esculenta Crantz).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARMO, C. D. do; SANTOS, D. B.; OLIVEIRA, E. J. de

Resumo: O uso de marcadores moleculares constitui-se em uma técnica rápida que elimina a interferência dos fatores ambientais inerentes aos marcadores morfo-agronômicos na caracterização da diversidade e na busca por genes de interesse em diversas espécies. A cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) apesar de diversos trabalhos de caracterização molecular, ainda necessita de maiores informações sobre sua expressão gênica e marcadores associados. O marcador TRAP é uma técnica baseada em PCR, que utiliza informações de ESTs (Expressed Sequence Tags) para gerar marcadores polimórficos relacionados a genes candidatos (HU e VICK, 2003). Alguns marcadores moleculares foram desenvolvidos para mandioca a partir de ESTs, a exemplo de microssatélites (ZOU et al, 2011). No entanto, a técnica TRAP traz como vantagem, além da amplificação de genes candidatos, a capacidade de produzir perfil de amplificação com muitas bandas por gel, o que diminui o custo por informação de polimorfismo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de detecção de polimorfismo em regiões gênicas na cultura da mandioca com uso de marcadores do tipo TRAP.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.