Avaliação do desempenho produtivo de bovinos de corte, em pastos puros e consorciados com o amendoim forrageiro cultivar Mandobi, no Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VASCONCELOS, J. M.; SALES, M. F. L.

Resumo: Objetivou-se avaliar o desempenho de novilhos Nelore em pastos puros de Brachiaria humidicola ou consorciadas com Arachis pintoi cv. Mandobi. O experimento foi realizado em uma fazenda particular no Estado do Acre, de outubro de 2012 a abril de 2013. As unidades experimentais foram seis piquetes de 1,4 ha cada, em um delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Foram utilizados seis novilhos nelore como teste e novilhos adicionais foram alocados ou retirados de cada piquete de acordo com a altura do pasto, fixada em 15 cm. Os animais foram pesados a cada 28 dias, após um jejum de 14 horas, para determinar o ganho de peso médio diário (GMD). A capacidade de suporte foi calculada de acordo com o peso médio e número de animais/dia em cada unidade experimental. A produtividade animal foi calculada com base no GMD dos animais teste e o número de animais/dia em cada piquete. As médias dos quadrados mínimos foram comparadas usando o teste de Fisher. A capacidade de suporte durante o período chuvoso foi de 3,97 UA/ha em ambos os pastos (P = 0,9900). O ganho de peso diário dos animais foi 20% maior (P = 0,0611) para o pasto consorciado (0,419 x 0,503 kg/animal/dia). A produtividade animal aumentou 20,5% (P = 0,1118) pelo uso de A. pintoi cv. Mandobi (399 kg/ha x 481 kg/ha). Este estudo mostra que apenas 10% desta leguminosa em pastagens consorciadas com Brachiaria humidicola pode afetar positivamente a produtividade animal.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.