Uso de diferentes substratos e recipientes na produção de mudas de andiroba (Carapa Guianenses Aubl.)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes tamanhos de recipientes e tipos de substratos no crescimento de mudas andiroba (Carapa guianensis AUBL.). O experimento foi conduzido no viveiro da área experimental da Embrapa Acre, no município de Rio Branco, AC. Foram testados três tamanhos de recipientes e cinco tipos de substratos, no delineamento de blocos casualizados, em arranjo fatorial de 3 x 5, com cinco repetições. As variáveis avaliadas foram: diâmetro do colo, altura da muda, massa seca do sistema radicular, da parte aérea e total. Não houve interação entre os fatores recipientes e substratos. O tamanho do recipiente e a qualidade físicoquímica dos substratos tiveram grande influência no desenvolvimento das mudas de andiroba. Os sacos de polietileno de tamanho grande (26 x 30cm) e os substratos Solo + Esterco bovino (2:1) e Solo + Cama de aviário (2:1) foram os que proporcionaram o melhor crescimento para as mudas de andiroba.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.