Estoques de carbono e nitrogênio de solos de florestas primária e plantadas de teca e mulateiro do Estado do Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORENO, A. de L.; COSTA, F. de S.; OLIVEIRA, L. C. de; BARDALES, N. G.

Resumo: As alterações de ecossistemas naturais para sistemas manejados causam perdas de matéria orgânica do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores e estoques de C e N de solos de floresta primária e de florestas plantadas de teca e mulateiro do sudoeste de Amazônia brasileira. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Acre, Rio Branco-AC. O solo foi coletado aleatoriamente em setembro e outubro de 2012 com três repetições nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-15, 15-20, 20-30, 30-40, 40-50, 50-75 e 75-100 cm, e analisados para densidade do solo, e teores de C e N. Os maiores teores de C e N concentraram-se na camada de 0-5 cm nas três áreas estudadas. Os maiores estoques de C e N concentraram-se até 50 cm de profundidade em todos os sistemas florestais avaliados. Entre as áreas, os maiores teores e estoques de C e N foram obtidos na área plantada de mulateiro em consórcio com amendoim forrageiro.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.