Tipologia de agricultores no Estado do Amapá com base em indicadores de renda.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, L. P. de; BORGES, W. L.

Resumo: No Amapá há o predomínio da agricultura migratória de subsistência, com a utilização da mão-de-obra familiar, recursos financeiros próprios e sistema de produção agrícola de baixa produtividade. Neste estudo buscou-se caracterizar e identificar diversidade relativa aos sistemas de produção presentes no Estado do Amapá, organizando-as em grupos com características comuns (tipos). A caracterização foi feita em quatro municípios do Estado do Amapá: Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão. Para este estudo foi considerado um total de nove indicadores ligados à renda dos produtores. Pôde-se notar que os produtores do Estado possuem uma diversidade de fontes de renda, composta principalmente pelo cultivo de mandioca, hortaliças, culturas anuais, culturas permanentes, criação de animais, trabalho remunerado, aposentadorias e programas sociais. A maior parte dos agricultores apresenta baixa renda e muitos não conseguem obter renda necessária para atender as necessidades básicas familiar.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.