Qualidade do vinho Syrah sob diferentes tratamentos de desponte de ramos e desfolha no primeiro ciclo de produção.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENEZES, T. R. de; OLIVEIRA, J. B. de; ARAÚJO, A. J. de B.; PEREIRA, G. E.; BIASOTO, A. C. T.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do manejo do dossel da videira da cultivar Syrah sobre a qualidade do vinho produzido no Submédio do Vale do São Francisco. Os tratamentos consistiram na adoção ou não da prática de desfolha, realizada no início da compactação do cacho, combinada ao desponte de ramos, realizado em duas fases distintas, totalizando oito tratamentos, incluindo o tratamento empregado na vinícola onde a área experimental foi instalada, que realiza duas desfolhas. No primeiro ciclo de produção (primeiro semestre de 2010), os tratamentos de desponte de ramos e desfolha influenciaram a qualidade da bebida. O tratamento com desfolha no início da compactação do cacho e sem desponte de ramos e o tratamento sem desfolha e com desponte de ramos apenas no início do crescimento da baga ou fase de ?ervilha? originaram vinhos com maiores conteúdos de polifenóis totais e de antocianinas totais, respectivamente.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.