Levantamento de abelhas (Apoidea) em cultivo do meloeiro (Cucumis melo) e Entorno, no Perímetro Irrigado do Salitre, Juazeiro, BA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, T. A. da; SILVA, M. P. da; FEITOZA, E. de A.; RIBEIRO, M. de F.; SILVA, E. M. S da; SIQUEIRA, K. M. M. de; KIILL, L. H. P.

Resumo: O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar a diversidade de abelhas associada a um agroecossistema, em particular à cultura do meloeiro e seu entorno. A metodologia utilizada foi a de pantraps, colocados em campo por 24 horas, sendo as coletas realizadas quinzenalmente, no período de junho de 2011 a abril de 2013. Foram coletadas 1.549 abelhas, sendo a família Apidae (61%) a mais representativa, seguida pelas famílias Megachilidae (14%) e Halictidae (14%). Comparando-se as áreas, verificou-se que a maior quantidade e diversidade de abelhas foi registrada nas áreas de entorno. Entre as espécies de Apidae, Apis mellifera se destacou com percentuais que variaram de 30,45% a 44,49%, confirmando a alta densidade desta abelha na área.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.