Efeito da tensão de água no solo no crescimento de duas cultivares de beterraba.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, A. O. da; BASSOI, L. H.; KLAR, A. E.

Resumo: A falta de água é um dos principais fatores responsáveis pela redução no crescimento das plantas. Na FCA / UNESP campus de Botucatu, foi conduzido um experimento em casa de vegetação, com duas cultivares de beterraba (Beta vulgaris L.), Early Wonder e Itapuã 202, submetidas a 6 níveis de tensão de água no solo (-15, -25, -35,-45, -55, -65, KPa). O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 4 repetições, totalizando 48 parcelas. A irrigação foi realizada de acordo com a tensão de água no solo medida por tensiômetros. Foram realizadas medidas da altura das plantas, número de folhas, diâmetro e comprimento das raízes. A variável altura das plantas apresentou decréscimo dos valores com o aumento da tensão de água no solo. O comprimento da raiz apresentou redução de 0,54 e 0,48 mm para cada aumento unitário da tensão de água no solo. O diâmetro da raiz apresentou menores valores nas tensões de -55 e -65 KPa. Para melhor desenvolvimento da cultura as irrigações devem ser realizadas quando a tensão de água no solo atingir -15KPa.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.