Efeito do 1-Metilciclopropeno no amadurecimento de quivi.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CRIZEL, G.; PEGORARO, C.; FERREIRA, W. A.; BAZZO, P.; GIRARDI, C. L.

Resumo: O quivi é um fruto extremamente sensível ao etileno. Pequenas concentrações desse fitohormônio causam amadurecimento e amolecimento precoces nesse fruto. O 1-MCP, um inibidor da ação do etileno, vem sendo utilizado para retardar o processo de amadurecimento em diferentes frutos. Esse inibidor bloqueia temporariamente o acesso do etileno aos receptores, inibindo sua ação nos tecidos vegetais. A resposta ao tratamento com 1-MCP depende da dose, espécie, cultivar e do estádio de desenvolvimento em que o produto é aplicado. Diferentes estudos têm sido realizados visando elucidar a ação do 1-MCP em quivis, entretanto, a maioria dos estudos relata o efeito desse inibidor em quivis após o armazenamento em atmosfera refrigerada e controlada, não elucidando o papel do 1-MCP em temperatura ambiente, além disso, os autores não relatam o efeito do gás sobre a qualidade sensorial de quivis. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do 1-MCP durante a evolução da maturação de quivis em temperatura ambiente. Nesse estudo foram utilizadas duas cultivares de quivi, Monty, a qual é mais bem estudada durante o período pós-colheita, e Tewi, que apresenta poucas informações do manejo pós-colheita. Frutos de ambas as cultivares, tratados e não tratados com 1-MCP após a colheita foram mantidos em temperatura ambiente durante 15 dias. A evolução da maturação foi monitorada a cada três dias através da medida da firmeza de polpa, teor de sólidos solúveis, acidez total titulável e avaliação da qualidade sensorial. Conforme esperado, a firmeza de polpa foi menor nos frutos não tratados com 1-MCP e maior nos frutos que receberam o tratamento em ambas cultivares estudadas e em todos os períodos avaliados. O teor de SS e de ácido cítrico foi influenciado significativamente pela aplicação de 1-MCP nos frutos de ambas as cultivares e em todos os períodos de avaliação, verificando-se maior teor de SS e menor de ácido cítrico em frutos não tratados. O 1-MCP foi eficiente no atraso do processo de amadurecimento de quivis das cultivares Monty e Tewi, onde se verificou a manutenção da firmeza de polpa dos frutos. No entanto, frutos que receberam o tratamento apresentaram qualidade sensorial inferior no período analisado.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.